Os boletos bancários ganharam mais agilidade em seu processamento e, desde a última sexta-feira (15/03), os documentos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato que o credor mantiver com a sua instituição financeira para emissão do documento. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Veja mais:
Suposto taxista é encontrado morto com golpes de faca dentro de carro, em Manaus
O prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia é definido pelas instituições bancárias como
[zero]. Segundo a Febraban, o pagamento realizado após este horário continuará com a liquidação no próximo dia útil ou D+1, prazo no jargão bancário. A instituição afirma que nada mudará para quem paga o boleto diretamente. Mas, no caso do e-commerce, a Febraban considera que a agilidade na liquidação do boleto trará vantagens ao comércio e aos compradores.
Utilização
O boleto bancário é o quarto meio mais usado pelos brasileiros para pagamentos de contas de consumo no dia a dia. Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações realizadas via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões. Superando os boletos, figuram como meios de pagamento preferidos em 2023 o PIX (42 bilhões de transações), o cartão de crédito (17,8 bilhões de transações) e o cartão de débito (16,3 bilhões de transações).
*Com informações agência Brasil