O resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU), divulgado em 4 de fevereiro, causou polêmica após candidatos identificarem a aprovação de indivíduos previamente implicados em fraudes em outros concursos e com antecedentes criminais.
Entre os aprovados, destaca-se um indivíduo preso em 2017 por fotografar cadernos de prova durante o concurso da Polícia Civil de Sergipe. Na época, a Polícia Civil da Paraíba indicou sua participação em fraudes de pelo menos 10 concursos, incluindo o próprio PC-SE.
Outro caso envolve um cabo da Polícia Militar de Patos, Paraíba, aprovado no CNU, que foi condenado em 2021 por improbidade administrativa, acusação de roubo e tentativa de homicídio.
Em outubro de 2024, a Seção Judiciária do Distrito Federal do TRF1 suspendeu as provas do bloco 4 do CNU devido a irregularidades em Recife, onde uma sala teve acesso antecipado ao caderno de provas da tarde.

Saiba mais:
- Trump diz que vai impor tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio; Brasil pode ser afetado
- “Todo mundo odeia o Lula”: Nikolas Ferreira ironiza fala do presidente sobre podutos caros
Analisando as 75 maiores notas dos convocados para o curso de formação, 25 são de candidatos de Pernambuco e Paraíba, estados com várias ocorrências criminais.
O advogado José da Silva Moura Neto sugere a suspensão do certo para investigar a extensão das fraudes:
“O cronograma tem que ser adiado, porque tem que saber a extensão dessa fraude, porque não é só candidato com ficha criminal que se beneficiou da fraude, e aqui não estou falando de Pernambuco. Não é que o concurso tem que ser anulado, mas ele tem que ser suspenso, é a única medida que vai dar segurança jurídica para esse concurso.”
O que é o CNU?
O CPNU é um novo modelo de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O CPNU consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
De acordo com o Governo Federal, o objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

*Com informações de Metrópoles e Direção concursos