No final da tarde desta quarta-feira (31/01), a cidade de São Paulo enfrentou um cenário tumultuado, marcado por chuvas intensas, ventos com velocidades atingindo até 75 km/h e ocorrências de falta de energia elétrica, além de quedas de árvores.
Leia mais:
VÍDEOS: Forte chuva causa alagamentos em Belo Horizonte
VÍDEO: Chuvas fortes e alagamento causam transtornos em Salvador
De acordo com a Defesa Civil, desde o meio-dia desta quarta, a cidade recebeu chuvas totalizando 32 milímetros, representando mais de 12,5% da média esperada para todo o mês de janeiro. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo reportou queda de granizo em diversos bairros, incluindo Ipiranga, Centro, Capela do Socorro e Carapicuíba.
Na Região Metropolitana de São Paulo, as rajadas de vento alcançaram 85 km/h, resultando em aproximadamente 100 chamadas à Defesa Civil devido a quedas de árvores. O Corpo de Bombeiros também registrou seis chamadas relacionadas a enchentes.
Parte da região também está com falta de energia elétrica. De acordo com a concessionária Enel, o vento e a chuva provocaram quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, o que interrompeu o fornecimento de luz. As regiões mais afetadas da área de concessão da companhia foram a Leste e a Sul.
Veja vídeos:
Chuva forte e raios em São Paulo. Permaneçam em locais seguros, evitem áreas abertas e tenham cuidado ao dirigir. Priorizem a segurança! #ChuvaSP pic.twitter.com/fBuUHwP5qP
— CLIMATEMPO (@climatempo) January 31, 2024
Cidade de São Paulo hoje depois desse dia de chuva. Esse é o bairro de Guaianases. Se vê como é bem cuidada. pic.twitter.com/pKGTkJbtky
— Elaine Santos (@ElaineSantos620) January 31, 2024
Chuva com granizo no Jardim Suzano, zona sul de São Paulo. pic.twitter.com/qLI4imCg39
— Natalicio Junior (@josenatalicio) January 31, 2024