A demolição do que restou da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou entre os estados de Tocantins e Maranhão, está marcada para este domingo (2/2) às 14h. Como precaução, casas em volta da estrutura precisarão ser evacuadas.
Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), os restos da ponte serão destruídos por implosão. A técnica usa calor intenso e explosivos estrategicamente posicionados para fragmentar a estrutura.
Moradores de residências do lado de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) serão evacuados, entre sexta (31) e sábado (1º). O órgão informou que técnicos fizeram vistorias cautelares nas casas que estão no perímetro de segurança da implosão – que é de 2.148 m em Estreito e de 2.136 m em Aguiarnópolis.
Nenhuma casa será impactada, garantiu o DNIT. Em nota, o Departamento afirmou que a evacuação se trata apenas de uma medida preventiva de segurança, e as prefeituras dos dois municípios entrarão em contato com os moradores que serão retirados. O tráfego de veículos no perímetro de risco também será interrompido.
Além do DNIT, a Polícia Rodoviária Federal, a Marinha do Brasil, a Defesa Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros auxiliarão na operação.
Leia mais:
Colisão entre carros deixa duas pessoas feridas na Ponte Rio Negro
Marinha prorroga buscas por desaparecidos em queda de ponte
Relembre a tragédia
A ponte que ligava as cidades Aguiarnopólis (TO) e Estreito (MA) cedeu na manhã do dia 22 de dezembro. Três caminhões que transportavam 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins. Uma análise feita na água indicou que não houve vazamentos.
14 pessoas morreram na tragédia. Até hoje, os corpos de 3 vítimas não foram encontrados.
As más condições da ponte eram notórias. No dia da tragédia, um vereador protestava contra as condições da estrutura, e acabou gravando o desabamento. Veja abaixo:
📌Vereador no TO gravava vídeo para alertar sobre ponte, quando estrutura começa a desabar pic.twitter.com/AE4dAAQeDt
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 22, 2024