Com o fim da campanha de vacinação contra a influenza (gripe) se aproximando, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça que o imunizante está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A vacina é oferecida de forma gratuita em 163 salas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal. A campanha de vacinação termina na próxima sexta-feira (31/1).
De acordo com o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, a vacinação é a principal forma de prevenção contra a gripe e suas complicações, que podem levar a hospitalizações e até óbitos. “A influenza é uma infecção viral que pode evoluir para quadros graves, especialmente em grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com imunidade baixa. Como não há um tratamento específico para combater o vírus, a vacina é a maneira mais segura de proteger a população”, explicou.
Leia mais
Sisu 2025: prazo para matrículas é prorrogado para fevereiro
Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos termina no dia 31 de janeiro
Para facilitar o acesso à vacina, a Semsa disponibiliza uma lista com endereços e horários de funcionamento das UBSs no site manaus.am.gov.br/semsa, no item “Vacinação”, ou pelo link direto bit.ly/salasinfluenza. Além das unidades com horário tradicional, algumas UBSs funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. “Essa é uma estratégia para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou Coelho.
No momento da vacinação, é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou cartão do SUS, além do cartão de vacina, se houver. A campanha, que começou em setembro de 2024, tem como meta imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. No entanto, até a última segunda-feira (27/1), a cobertura vacinal em Manaus atingiu apenas 46,36% nesses grupos, segundo dados do Ministério da Saúde.
“A vacinação é uma estratégia coletiva de prevenção. A baixa cobertura coloca em risco toda a população, principalmente os grupos mais vulneráveis, que têm maior chance de desenvolver complicações graves”, alertou o subsecretário. A Semsa reforça a importância de se vacinar antes do encerramento da campanha para garantir a proteção individual e coletiva contra a gripe.