Na última terça-feira (07/5), durante cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul (RS), a jornalista Márcia Dantas da emissora SBT, apresentou uma reportagem sobre motoristas de caminhões com doação estarem sendo barrados pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
Por meio de nota, a ANTT esclareceu que neste período emergencial, não está retendo veículos de cargas nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. Agência de Transporte também afirmou que os veículos de carga que passam nas balanças em rodovias que acessam o Estado passam por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que, neste período emergencial, não está retendo veículos de carga nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. (+) pic.twitter.com/5wGt1YOch5— ANTT (@ANTT_oficial) May 8, 2024
Na tarde desta quarta-feira (08/5), o Governador de Santa Catarina Jorginho Mello, divulgou um vídeo em suas redes sociais desmentindo a fala da ANTT: “Faço este pedido após saber do servidor da Defesa Civil de Florianópolis, Samuel Vidal, que recebeu notificação por parte do órgão federal durante o transporte de doações aos irmãos gaúchos.”
NÃO É FAKE NEWS: CAMINHÃO COM DOAÇÕES DE SC É NOTIFICADO POR ÓRGÃO FEDERAL
Este vídeo é um apelo urgente: ANTT, não interrompa nem multe os caminhões carregados com doações para o Rio Grande do Sul.
Faço este pedido após saber do servidor da Defesa Civil de Florianópolis,… pic.twitter.com/AJAoFqYleO
— Jorginho Mello (@jorginhomello) May 8, 2024
Em seu pronunciamento nas redes sociais a jornalista falou que cobertura não é “baseada em política”, falou ainda que pessoas estão a abordando nas redes falando sobre política, mas que não é o intuito dela.
“Nós apenas reportamos o que aconteceu ontem com nossa equipe, houve uma fiscalização, houve uma multa. […] Existe uma burocracia que sim, as vezes atrapalha a chegada das doações” o que aconteceu com a gente, aconteceu de fato, temos gravações de tudo”
📌Após polêmica sobre caminhão com doações barrados pela ANTT, jornalista se pronuncia pic.twitter.com/2CRdXs62Zf
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 8, 2024
Campanha contra fake news
Como forma de contingenciamento de fake news, na última terça-feira (07), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta enviou um ofício ao ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, sobre abertura de investigação de influenciadores que utilizam as redes sociais para disseminação de informação falsa sobre o trabalho de resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O ministro cita “narrativas desinformativas e criminosas” que causam impacto no aprofundamento da crise social vivida pela população gaúcha.