Neste domingo (10/03), o brasileiro Alexandre Hideaki Miura, que já foi acusado de ligação com a Yakuza, máfia japonesa, foi preso pela Polícia Militar (PM) de São Paulo após ter sido condenado pela Justiça brasileira pelo sequestro e morte de um empresário no Japão em 2001. A máfia japonesa atua, por exemplo, junto a jogos de azar, tráfico de drogas, prostituição, agiotagem e extorsão.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ocorrência foi conduzida à Superintendência Regional da Polícia Federal.
Alexandre tem 46 anos e era conhecido como Bu-Yanou Jumbono Japão.
Entenda
Em 2022, Alexandre recebeu a pena de 30 anos de prisão em regime fechado por participar do crime de extorsão mediante sequestro com morte com mais três brasileiros e cinco japoneses que pertenciam à Yakuza. Eles são acusados de se disfarçar de trabalhadores da construção civil para sequestrar, agredir, balear e concretar Harumi Inagaki emNagoya, no Japão.
De acordo com as investigações, Harumi era dono de casas noturnas e também estava envolvido com a Yakuza. Ele foi morto por vingança movida por desavenças com a organização criminosa. O bando decidiu ainda extorquir dinheiro dele e da família.