26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Brasil suspende exportações de carne de aves e produtos derivados, por foco de doença no RS

Publicado em:

- Anúncio -

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reviu a certificação para exportações de carnes de aves e seus produtos, após a confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em estabelecimento de produção avícola comercial no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul, na sexta-feira (19/7). A medida, que efetivamente é uma restrição à venda, varia de acordo com os mercados, é temporária, mas vai afetar as vendas para 44 países.

A certificação para exportação é um acordo bilateral entre países parceiros e, por isso, o ministério modificou preventivamente o Certificado Sanitário Internacional (CSI) de forma a atender às garantias e os requisitos acordados.


Leia mais:

Reforma Tributária: Câmara decide incluir carne na cesta básica sem imposto; entenda

Família come carne de urso e pega infecção rara nos Estados Unidos


Suspensão nacional

Segundo o governo, para países como China, Argentina, Peru e México, a suspensão vale para todo o Brasil, por enquanto. Nesse caso, os produtos com restrições são carnes de aves, carnes frescas de aves e seus derivados, ovos, carne para alimentação animal, matéria-prima de aves para fins opterápicos, preparados de carne e produtos não tratados derivados de sangue.

Suspensão estadual

O Rio Grande do Sul ficam proibido de exportar para África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Bolívia, Cazaquistão, Chile, Cuba, Egito, Filipinas, Geórgia, Hong Kong, Índia, Jordânia, Kosovo, Macedônia, Mianmar, Montenegro, Paraguai, Polinésia Francesa, Reino Unido, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan, Ucrânia, União Européia, União Econômica Euroasiática, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.

Suspensão regional

Em um raio de 50 km do foco não podem ser exportados carnes de aves, farinha de aves, penas e peixes para uso na alimentação animal e produtos cárneos cozidos, termicamente processados, não comestíveis derivados de aves, para o Canadá, Coreia do Sul, Israel, Japão, Marrocos, Maurício, Namíbia, Paquistão, Tadjiquistão, Timor Leste. Os certificados para esses destinos com data de produção até 8 de julho não entram nas restrições e poderão ser emitidos, informou o ministério.

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do Brasil, ficando atrás do Paraná e de Santa Catarina. Nos primeiros 6 meses do ano, o estado vendeu para o exterior 354 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 630 milhões. Essas exportações representaram 13,82% dos US$ 4,55 bilhões gerados pelo país e 14,1% das 2,52 milhões de toneladas exportadas pelo Brasil no mesmo período.

O que é a doença de Newcastle?

É uma patologia que atinge aves, domésticas e selvagens. Os sintomas são sinais respiratórios seguidos por manifestações digestivas e nervosas. As aves contaminadas ficam mais ofegantes, com possíveis episódios de diarréia, torções nos membros e eventual evolução até a paralisia completa.

Humanos que forem contagiados com a doença, por contato com as aves, desenvolver doenças consideradas leves, como a conjuntivite. No organismo humano, o vírus não tem a tendência de evolução para um quadro grave como acontece com as aves. Porém, o ser humano pode agir como vetor de transmissão.

Segundo o Mapa, o foco da doença está controlado. O ministro Carlos Fávaro informou que foram tomadas todas as providências de isolamento das aves.

Com informações de Agência Brasil e UOL. 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -