O número de imigrantes que chega a Roraima diariamente mais que dobrou na semana que antecede as eleições na Venezuela. A alta quantidade de venezuelanos buscando refúgio no Brasil tem sido destacada pelos gestores estaduais e municipais. A informação é da CNN.
Desde a última segunda-feira (22/7), o município de Pacaraima, de acordo com o prefeito Juliano Torquato, tem recebido, em média, 800 cidadãos venezuelanos por dia, um aumento expressivo comparado ao fluxo diário dos últimos meses, que variava entre 200 e 600 pessoas.
Pacaraima, situada na fronteira com a Venezuela, é considerada a porta de entrada para famílias que buscam abrigo em território brasileiro. De acordo com a emissora, o aumento no número de imigrantes é impulsionado pela proximidade das eleições no país vizinho, num cenário de incerteza política.
Leia mais:
VÍDEO: sem provas, Maduro diz que urnas brasileiras “não são auditadas”
Eleição na Venezuela: Quem é Edmundo González Urrutia, o rival de Nicolás Maduro
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que o país pode enfrentar um “banho de sangue” e uma “guerra civil” caso ele não seja reconduzido ao cargo. A declaração foi dada no último dia (17/7), durante um comício.
Na última quarta-feira (25/7), a fronteira entre os dois países foi fechada pelo lado venezuelano. Essa é uma medida adotada pelo governo do país vizinho sempre às vésperas de eleições.