No ranking divulgado hoje pela ONG Transparência Internacional, o Brasil caiu duas posições no IPC (Índice de Percepção de Corrupção) referente a 2021, que classifica anualmente 180 países de acordo com os níveis percebidos de corrupção no setor público. O Brasil vem a ocupar então a 96a. posição dentre os países, perdendo duas colocações em relação ao levantamento anterior. Quanto mais alto no começo do ranking, menos corrupto seria o país.
Veja mais:
Vídeo: Moro afirma que Bolsonaro tentou manobra para impedir retorno da prisão em segunda instância
TCU determina que empresa revele quanto pagou a Sergio Moro
Segundo a organização, o Brasil sofreu “retrocessos no arcabouço legal e institucional anti-corrupção no país”. O quadro brasileiro foi agravado por interferências em órgãos de combate à corrupção e pela existência do chamado “orçamento secreto”. O relatório também destacou as informações levantadas pela CPI da Covid ano passado.
No comunicado em que divulgou seus resultados, a Transparência Internacional citou as “investidas antidemocráticas” percebidas atualmente, bem como também reprovou “decisões judiciais que levaram à anulação de sentenças que já tinham sido julgadas por instâncias avançadas da Justiça” que provocaram “um quadro de insegurança jurídica e percepção da impunidade em casos de grande corrupção”.
Via UOL.
Acompanhe nossas redes sociais