O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, ficaram de fora da foto oficial dos chefes de Estado que participam da 19ª cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro. A fotografia, que é tradicionalmente chamada de “foto de família”, foi tirada na tarde desta segunda-feira (18/11) no Museu de Arte Moderna (MAM), com o icônico Pão de Açúcar ao fundo.
De acordo com informações do colunista Igor Gadelha, os três líderes chegaram ao local da foto após os outros chefes de Estado já terem posado. O atraso, especialmente no caso de Biden, foi interpretado por diplomatas como uma tentativa de evitar a imagem ao lado do chanceler russo Sergey Lavrov, que representa o presidente Vladimir Putin no G20. Em cúpulas anteriores, alguns líderes se recusaram a participar da fotografia oficial por causa da presença de representantes russos, em protesto contra a guerra na Ucrânia.
Leia mais:
De última hora, Argentina adere à Aliança Contra a Fome do G20
Em abertura do G20, Lula lança Aliança Global contra a Fome; Argentina não adere
VÍDEO: Internautas criticam professora indígena por usar tênis da Nike em recepção a Biden
Segundo o colunista, além do atraso para a foto, Biden também quebrou o protocolo ao chegar ao MAM. Diferentemente dos outros chefes de Estado, que desceram dos carros oficiais e subiram pela rampa até a área onde o presidente Lula recepcionava os líderes, Biden, com 81 anos, optou por subir de elevador, cumprimentando Lula e a primeira-dama Janja no local.