Um barco foi encontrado à deriva com corpos em decomposição na manhã deste sábado (13/04), na Baía do Maiaú, em Bragança, no nordeste do Pará.
Segundo a Defesa Civil de Bragança, pescadores avistaram a embarcação nas proximidades da ilha de Canela, região que dá acesso ao oceano Atlântico.
A Polícia Federal foi acionada para acompanhar e apurar o caso. Uma equipe de peritos e papiloscopistas da sede da PF em Brasília foi enviada para o Estado. Serão usados protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI).
Leia mais:
Duas pessoas são dadas como desaparecidas em Manaus
Em Manaus, homem que usava oficina para modificar veículos e documentos é preso
O Ministério Público Federal confirmou que o barco com estado precário em alto mar tinha nove corpos em decomposição. Ainda não há informações sobre a nacionalidade das vítimas e causa da morte.
O procurador-chefe do MPF no Pará, Felipe de Moura Palha, determinou duas investigações, uma na área criminal e outra na cível.
“A investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. E a investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes”, explicou o MPF.
A Marinha do Brasil também irá acompanhar as investigações sobre o episódio.
“Uma equipe de Inspetores Navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) foi acionada e encontra-se em deslocamento até o local do ocorrido, a fim apurar os elementos essenciais para abertura de investigação do Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN)”, informou a Marinha do Brasil.
Após a maré encher, por volta das 19h (horário local), o Corpo de Bombeiros fará o resgate da embarcação. O Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado para atender a ocorrência.