O Pix por aproximação será lançado a partir da próxima semana. A informação foi confirmada por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), nesta terça-feira (29/10).
“Agora, nesta semana, vamos ter um evento com o Google para lançar o pagamento por aproximação do PIX. Da mesma forma que você tem hoje no Google Wallet, onde encosta o cartão de crédito e paga, você vai poder fazer isso com o PIX a partir da próxima semana”, anunciou Campos Neto.
Com a tecnologia do Pix por aproximação, bastará o cliente aproximar o celular da maquininha de pagamento, assim como ocorre com cartões de crédito ou débito. Ao contrário do modelo tradicional, não será mais necessário digitar a chave Pix ou ler um QR Code para efetuar a compra.
Leia mais:
Emendas de comissão e pix terão maior transparência, afirma relator do Orçamento de 2025
Suspeito de ameaçar matar a ex-namorada por meio de PIX é preso em Manaus; entenda
A obrigatoriedade da nova modalidade será gradual. A partir de novembro, instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento serão obrigadas a oferecer a funcionalidade. Já as demais instituições, o prazo estabelecido será janeiro de 2026.
Para as instituições financeiras que queiram ofertar o serviço, é preciso implementarem mecanismos de comunicação via NFC, necessário para o pagamento por aproximação.