Cleia Santos, bailarina do Corpo de Dança do Amazonas, participou do desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro, no domingo (11/02), e arrancou elogios pela apresentação do enredo ‘Hututakara’ – que significa a parte do céu do qual nasceu a Terra – e levantou a bandeira em prol da defesa do povo Yanomami.
Veja mais:
VÍDEO: Paolla Oliveira rouba a cena ao se transformar em desfile: “Sou mulher-onça”
A comissão de frente da Escola representou no primeiro ato a invasão dos garimpeiros nas terras Yanomami e a luta dos povos originários para manter a floresta em pé. Todos os bailarinos envolvidos no ato encenaram uma comovente enceração, demonstrando a dor e sofrimento vivido pelos indígenas da época.
A apresentação contou com a presença da bailarina do início ao fim, com ela subindo em um globo e exclamando um grito de resistência pelos Yanomami e pela Amazônia.
Quem é Cleia Santos?
Formada em dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ela é natural de Manaus e faz parte do Corpo de Dança do Estado e da Companhia de Danças Urbana Gandhicats.
Além de brilhar na Sapucaí, Cleia coleciona outras apresentações, como no Festival de Dança de Joinville–SC, no Festival de Parintins pelo boi Garantido e na comissão de frente da Mocidade Independente de Aparecida.
Veja os vídeos: