O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que partiu para repatriar brasileiros que fugiram da Ucrânia após a invasão russa saiu hoje da Polônia, para iniciar seu retorno ao Brasil. O avião tinha pousado em Varsóvia, capital polonesa, mais cedo hoje e chegará amanhã ao Brasil.
A FAB postou o momento em seu twitter oficial:
#OperaçãoRepatriação Neste momento, os passageiros estão embarcando no KC-390 Millennium para a decolagem de regresso ao Brasil.#NinguémFicaPraTrás #AsasQueProtegemOPaís@govBr @DefesaGovBr @ItamaratyGovBr pic.twitter.com/qqXoS9i8to
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 9, 2022
Leia mais:
Avião da FAB parte em missão de resgate de brasileiros na Polônia
Podemos anuncia desfiliação de deputado autor de falas sexistas sobre ucranianas
A aeronave KC-390 Millennium decolou do Brasil às 15h14 de segunda-feira (7) e fez três escalas técnicas até o seu destino: uma em Recife, outra na Ilha do Sal (Cabo Verde) e a última em Lisboa. Na sua volta, trará 40 brasileiros que moravam na Ucrânia, além de 23 ucranianos e um polonês, que já conseguiram visto humanitário para desembarcar em solo brasileiro. Também serão trazidos seis cachorros, pertencentes às famílias.
No voo de ida foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a Ucrânia, que incluem cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo; 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia; meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos. Além disso, o voo ainda conta com médico especialista para execução de protocolo sanitário envolvendo Covid-19 e para prestar qualquer assistência necessária durante a missão.
Apesar dessa missão oficial, vários brasileiros conseguiram sair da Ucrânia por conta própria. O coordenador da força-tarefa de resgate na guerra da Ucrânia, ministro Unaldo Eugênio Vieira de Sousa, informou que ainda restam 34 brasileiros identificados no território ucraniano, e 14 deles não desejam sair do país.