Nesta sexta-feira (12/01), o deslocamento de uma frente fria altera o tempo em todas as regiões do Brasil. No Sul, o Rio Grande do Sul encerra a semana sem chuvas devido ao afastamento da frente fria. No entanto, Santa Catarina e o Paraná ainda podem registrar volumes elevados ao longo do dia, com potencial para transtornos, principalmente no centro catarinense.
Na região Sudeste, a previsão é de pancadas de chuva com volumes elevados e temporais em São Paulo e na metade sul de Minas Gerais. O Centro de Gerenciamento de Emergências da capital paulista alerta para a potencial formação de alagamentos intransitáveis, transbordamento de rios e córregos e deslizamentos de terra.
Esta semana, São Paulo sofreu com alagamentos e transtornos causados pela queda de árvores, com a ventania, e a queda de energia, com três dias consecutivos com temporais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o temporal de quarta-feira (10/01), deixou um acumulado de 59,5 mm, foi o maior volume de chuva em 24 horas.
Leia mais:
VÍDEOS: Incêndio de grandes proporções atinge várias casas, em beco de Manaus
Inmet alerta para chuvas intensas em 12 estados e no Distrito Federal; confira
No Centro-Oeste, a chuva continua espalhada pela região, mesmo que em algumas áreas ocorra de forma mais rápida.
Já no norte de Mato Grosso do Sul e a metade sul de Mato Grosso, onde uma frente fria se aproxima, podem ser registrados volumes elevados. Além disso, há chance de temporais no oeste dos dois Estados, com ventos, raios e granizo.
No Nordeste, os temporais persistem na faixa norte da região, com destaque para o aumento do volume no Maranhão e no norte do Piauí, podendo ultrapassar os 40 mm. Já na maior parte da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, o tempo se mantém firme e quente.
Na região Norte, as chuvas também continuam presentes, porém, o destaque fica para o Pará e o norte do Tocantins, onde são esperados volumes acima de 45 mm. Nessa área, há potencial para a ocorrência de temporais.