Um ator e influencer foram presos, nesta quinta-feira (13/6), em Fortaleza, no Ceará. Eles são suspeitos de fraudar chaves Pix de campanhas para desviar doações enviadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Polícia Civil do RS, os suspeitos chegaram a criar 235 chaves PIX diferentes todos os dias. Os nomes deles não foram divulgados, mas nas redes sociais, o homem se define como “recitador, interessado em cinema e TV” e a mulher como “apresentadora de rádio e atriz de uma série televisiva”.
“Esse casal se utilizava de documentos falsos em nome de um casal verdadeiro aqui do Ceará, tem um casal de idosos aqui de Fortaleza também. Eles pegavam os documentos verdadeiros desse casal e colocavam ali as fotos deles, a partir daí constituíram documento falso e a partir desse documento falso criavam contas em bancos, normalmente bancos digitais e a partir dessas contas bancárias criadas com documentos falsos criavam essas chaves PIX”, disse o delegado de Crimes Informáticos e Defraudações do Rio Grande do Sul, João Vitor Heredia.
Leia mais
Influencer Samara Mapoua volta a ser presa no Rio de Janeiro
Assessor de influencer é encontrado morto dentro de casa em Manaus
Ainda de acordo com o delegado, o casal divulgava campanhas de doações verdadeiras, mas colocavam uma chave PIX para que o dinheiro fosse enviado para a conta deles. Eles alteravam apenas um dígito ou letra das chaves verdadeiras das campanhas para induzir os doadores ao erro.
As investigações começaram depois que duas responsáveis por campanhas receberam informações de que o dono das contas era diferente do anunciado por elas.