Na madrugada deste domingo (12/11), sob coordenação do governo federal, o grupo de brasileiros que aguardava a autorização das autoridades do Egito, Israel e Palestina para deixar a região afetada pela guerra, cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah.
O Palácio do Itamaraty, em postagem nas redes sociais, informou que por volta de 5h40, 32 brasileiros e seus familiares entraram no território egípcio. A embaixada brasileira no Cairo assume agora a responsabilidade pela etapa final da operação de repatriação. A previsão é que o grupo chegue ao Brasil entre segunda (13) e terça-feira (14).
Ainda de acordo com o Itamaraty, “Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”.
Leia mais:
Fronteira de Gaza será reaberta no domingo, 12; brasileiros aguardam passagem
Lula diz que vai recepcionar brasileiros vindos de Gaza na Base Aérea de Brasília
Na sexta-feira (10), uma lista com os nomes de 33 brasileiros e seus familiares foi aprovada para a liberação da saída pelo Portal de Rafah, após complexas negociações. No entanto, ao chegarem ao posto de segurança na fronteira, foram surpreendidos com a proibição de passagem. A decisão foi motivada pela intensa presença militar de Israel nas proximidades dos hospitais em Gaza.