O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, foi a produção brasileira escolhida para disputar uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23/9).
A escolha é feita pela Academia Brasileira de Cinema. O filme é, então, enviado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Hollywood. Após uma série de critérios e seleções, os 10 concorrentes finais ao prêmio de Melhor Filme Internacional são divulgados.
Em 17 de dezembro, a academia norte-americana vai divulgar uma lista com a pré-seleção.
Leia mais:
Projeto itinerante leva cinema gratuito a municípios do Amazonas; saiba quais
“Ainda Estou Aqui” é baseado no livro do escritor Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, e se baseia na história real da sua família. Em 1971, seu pai foi preso pela ditadura militar, torturado e morto, e a família nunca teve acesso ao corpo. O desaparecimento motiva a luta da viúva, Eunice Paiva, papel de Fernanda, que se torna uma advogada de destaque e um grande nome na luta pelos direitos humanos.
“Ainda Estou Aqui” foi recentemente exibido no Festival Internacional de Veneza, onde fez sua estreia internacional. O filme foi aplaudido por 10 minutos após o final da sessão, e conquistou o prêmio de melhor roteiro do festival.
O longa ainda não tem data de estreia confirmada nos cinemas brasileiros. Caso “Ainda Estou Aqui” consiga a vaga, será a primeira produção brasileira na categoria de filme internacional do Oscar desde “Central do Brasil”, que concorreu em 1999. Curiosamente, também foi dirigido por Walter Salles.
Com informações de Metrópoles.