O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, vai retomar as operações de embarque e desembarque de passageiros a partir do dia 15 de julho, informou a Fraport, empresa responsável pela gestão do aeroporto da capital, nesta segunda-feira (8/7).
Atualmente, o serviço é efetuado no Terminal Park Shopping Canoas, na Região Metropolitana, a cerca de 9,6 km de distância.
No entanto, os voos continuarão a ser realizados na Base Aérea de Canoas. O Aeroporto Salgado Filho continua desabilitado a operar pousos e decolagens por conta dos problemas estruturais.
O aeroporto parou de funcionar em 3 de maio, em decorrência das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul e provocaram o maior desastre ambiental do estado. A pista e o terminal do Salgado Filho ficaram inundados por mais de um mês.
Leia mais:
PF investiga grupo por desvio de doações destinadas às vítimas das chuvas no RS
Rio Grande do Sul confirma 13 óbitos por leptospirose após enchentes
Nesta nova fase, aberto para embarque e desembarque, os passageiros usarão apenas as portas 5 e 6. Após isso, o check-in e o despacho de bagagem deve ser realizado na área internacional. O Traslado até a Base Aérea de Canoas será feito por ônibus. Ao fim do check-in, os passageiros vão subir ao piso 3 e entrar na área de embarque internacional e seguir a inspeção de segurança e, após, guiados aos ônibus.
O desembarque em Canoas também será guiado ao terminal de Porto Alegre. De ônibus, os passageiros será transportados até a estação de ônibus do Salgado Filho para retirada de bagagens. Nenhum passageiro vai poder se deslocar até a base ou sair de lá sem acompanhamento. Os passageiros deverão se apresentar 3 horas antes do voo.
Na semana passada, o governador Eduardo Leite chegou a afirmar que o aeroporto poderia ser totalmente reaberto em outubro. A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul estimou que um possível fechamento do Salgado Filho até o fim do ano poderia resultar em um prejuízo de até R$ 1,4 bilhão no setor. A avaliação considerou que o terminal ficasse fechado até o Natal.
*com informações do UOL e G1.