Realizada em meio ao período de rematrícula nas universidades, pesquisa da Serasa divulgada nesta terça (28/1) revela que 44% dos estudantes universitários que já tiveram dívidas precisaram trancar o curso justamente por não conseguir pagar as mensalidades em dia.
Tão preocupante quanto esse cenário, 24% dos entrevistados admitiram ter dificuldade de se concentrar durante as aulas, devido às contas atrasadas.
O desemprego aparece como principal motivo para interromper os estudos, apontado por 29% dos universitários. Na sequência, aparece a necessidade de priorizar o pagamento de outras contas (19%), a redução de renda (12%).
Gastos com remédios ou tratamentos médicos também representam 11% das causas apontadas para o trancamento da matrícula.
Leia mais:
IPVA: Serasa lança calculadora e guia para facilitar pagamento em 2025
Procon Manaus e Águas de Manaus lançam campanha “Zera Dívidas”
Produzido em parceria com o Instituto Opinion Box, o estudo ouviu somente alunos endividados com instituições de ensino.
Nove em cada 10 alunos entrevistados deles afirmaram arcar com as despesas do curso inteiramente sozinhos: esse dado sinaliza uma mudança no comportamento dos universitários brasileiros que, por décadas, tiveram os pais como financiadores dos estudos.
Também impressiona que as dívidas, para 63% dos entrevistados, estão na casa dos R$ 7 mil, o equivalente a quase cinco salários-mínimos.
Ainda segundo a pesquisa, 59% dos endividados consideram importante regularizar as dívidas e seguir estudando.
Renegociação de dívidas com instituições de ensino
Mais de 1,6 milhão de estudantes podem negociar suas dívidas com universidades em todo o Brasil a partir da plataforma Serasa Limpa Nome. No total, são 6,5 milhões de ofertas disponíveis para negociação com descontos de até 99% e possibilidades de parcelamento. Ao todo, são 68 instituições parceiras, como as faculdades das redes Ânima Educação, Estácio, Anhanguera, Pitágoras, UNIC, Uniderp e Unopar.
Para conferir as ofertas e condições disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome, estudantes e demais consumidores com dívidas no setor educacional podem consultar os canais oficiais da empresa e negociar de forma online:
- Site: http://www.serasalimpanome.com.br
- App Serasa no Google Play e App Store
- WhatsApp 11 99575–2096