Seja aquário, gêmeos, capricórnio, ariano ou qualquer outro, nenhum signo escapa nas redes: todos são alvos de algum tipo de crítica sobre relacionamentos.
Cerca de 1.248 usuários do aplicativo de relacionamentos Badoo, participaram de uma pesquisa sobre o assunto. 44% dos entrevistados afirmaram que a compatibilidade do signo é um fator importante para definir com quem namorar.
Ainda conforme essa pesquisa do Badoo, 20% dos entrevistados admitiram que se corresponderam com outras pessoas por causa do signo.
No entanto, especialistas apontam que usar o signo como critério para um relacionamento pode ser um impeditivo.
“É preciso tomar cuidado se essa busca de critérios excessivos, como o de signos, não é um movimento de se autossabotar porque passou por relacionamentos ruins antes”, aponta o psicólogo Fellipe Augusto de Lima, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).
Até aqueles que estudam sobre a astrologia destacam que o signo não deve ser adotado como critério fundamental para definir uma relação.
Leia mais:
‘Peixes-pênis’ aparecem em praia na Argentina e surpreendem moradores
O comportamento daqueles que consideram o signo como fator importante em um relacionamento pode causar estranheza em quem não dá a mesma importância ao tema.
“Isso pode levar a pessoa à evitação social, ela começa a ficar hipervigilante em relação ao signo. E quando ela está conhecendo alguém e esse indivíduo apresenta uma característica atribuída a um signo que possa desagradá-la, ela pode perder o interesse”, explica o psicólogo Fellipe Augusto de Lima.
Outros estudos
Uma outra pesquisa sobre o tema, considerada uma das maiores, foi feita no Centro de Estudos para Censos e Pesquisas, da Universidade de Manchester, na Inglaterra, e divulgada em 2007.
O estudo analisou os signos de 10 milhões de casais na Grã-Bretanha. O levantamento analisou supostas afinidades entre signos previstas por astrólogos e apontou que esses casais não tinham “qualquer compatibilidade” que justificasse que essas pessoas estivessem juntas.
Ou seja, o levantamento indicou que não havia nenhum indício de que é possível avaliar se um casal terá uma boa relação com base no signo solar, aquele que é mais popular e consta nas previsões divulgadas massivamente.
O cientista David Voas, coordenador da pesquisa, ressaltou não ter “ilusões de que os dados prejudicariam a popularidade da astrologia”.
Com informações da BBC