O segundo grupo de repatriados brasileiros procedentes de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira, 12. O primeiro voo da Operação Voltando em Paz, com o objetivo de retirar brasileiros da área do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, pousou no país ontem.
O avião KC-30 (Airbus A330 200), pousou por volta das 2h40, com 214 pessoas. Estão previstos mais quatro voos até domingo (15), coordenados pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.
Leia mais:
Primeiro avião com brasileiros vindos de Israel pousa em Brasília
FAB estuda aeroportos alternativos para resgatar brasileiros encurralados na Faixa de Gaza
As próximas aeronaves com repatriados pousarão no Recife, em São Paulo e as duas últimas no Rio de Janeiro. Para o deslocamento até o destino final de cada um as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul, que articulou uma parceria para este fim com a Presidência da República.
A expectativa é de trazer de volta pelo menos 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina, até o fim da operação. Porém, o Itamaraty já recebeu dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio e voltar ao Brasil, desde que este novo conflito entre israelenses e palestinos eclodiu.