Pelo menos 14 cidades do Rio Grande do Norte registraram ataques ao longo da madrugada de hoje, dia 14. Bases da Polícia Militar, e órgãos públicos como prefeituras, fóruns e garagens foram alvos de depredação, e veículos foram incendiados.
Em Campo Redondo, três ônibus escolares foram incendiados. Em Cerro Corá, Lajes Pintadas e Santo Antônio, ao menos um carro de cada prefeitura foi queimado, enquanto, em Acari, seis veículos foram destruídos por fogo. O fórum e a Secretaria de Obras do município de Parnamirim foram alvos de tiros, assim como pelo menos duas bases da PM em Natal.
Todas as forças de segurança do estado foram acionadas para agir contra os ataques.
Leia mais:
Moraes liberta mais 130 presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro
Mais de 100 pessoas são presas após comemoração de facção
Suspeita-se de que os ataques sejam comandados pela facção Sindicato do Crime, que atua no estado. Em entrevista coletiva, o secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, afirmou que as forças de segurança do estado já tinham informações sobre um ataque coordenado pela facção. Ele disse:
“Nós tivemos informações e fizemos aqui uma reunião com todas as forças de segurança pública do estado. Foi o que desencadeou as ações preventivas”.
Até o momento, uma morte e duas prisões foram confirmadas pela Sesed (Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte).