Os 1,7 mil brasileiros que aguardam repatriação em Israel já podem embarcar para o país com a autorização de sobrevoo e pouso das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) na área de conflito, nesta segunda-feira (9). O número foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Por meio do formulário, na internet, disponibilizado pela embaixada brasileira em Tel Aviv, os brasileiros puderam solicitar a repatriação. São, em sua maioria, turistas que estão hospedados em Tel Aviv ou Jerusalém, como os evangélicos que visitavam o país.
Leia também:
Seis aeronaves serão enviadas à Israel para resgate de brasileiros
Por meio de nota à imprensa, o Itamaraty ainda destacou que recomenda o embarque também em voos comerciais no aeroporto israelita de Ben Gurion.
Essa autorização facilita os sobrevoos e pousos. O Itamaraty afirmou que continua colaborando com Israel para assegurar a segurança dos brasileiros durante o processo de repatriação.
O Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada em Tel Aviv fornecerão atualizações e assistência aos afetados, mantendo-se em contato constante. A situação no Oriente Médio é monitorada e, segundo o governo brasileiro, medidas serão tomadas para garantir a segurança dos brasileiros na região.
Espera por voos comerciais:
Também existe uma expectativa de normalização do funcionamento do aeroporto Ben-Gurion, o principal de Israel. Assim, os brasileiros podem sair do país em voos comerciais.
O Ministério das Relações Exteriores divulgou número de contato para brasileiros em situação de emergência.
Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610
*Com informações Metrópoles