Nesta sexta-feira (10/5), duas ativistas octogenárias tentaram destruir a Carta Magna da Inglaterra — importante manuscrito britânico do século 13. As mulheres fazem parte do grupo ativista ambiental Just Stop Oil, e o ato delas representava uma exigência para que o governo do Reino Unido se comprometa até 2030 com um plano de emergência para acabar com a extração e queima de petróleo, gás e carvão.
O ato aconteceu na Biblioteca Britânica e foi gravado por uma testemunha. No vídeo, é possível ver as duas velhinhas tentando quebrar a redoma de vidro que protege a carta, usando uma estaca e um martelo.
Veja abaixo:
Leia mais:
Entregadora brasileira que arrancou dedo de cliente volta a trabalhar para app na Inglaterra
Ativistas jogam sopa contra ‘Mona Lisa’ de Da Vinci no Louvre, em Paris
As mulheres que realizaram o ataque são a reverenda dra. Sue Parfitt, 82, uma sacerdotisa anglicana e escritora, e Judy Bruce, 85, professora de biologia aposentada.
Após tentar quebrar o vidro que protegia a Carta Magna da Inglaterra, as duas ergueram uma placa que questionava: “O governo está violando a lei?”.
As duas ativistas foram detidas pela Polícia Metropolitana de Londres por suspeita de danos criminais. Ambas estão sob custódia.