Várias organizações ambientais denunciaram nesta quarta-feira (27/12) um derramamento de hidrocarbonetos em uma das refinarias mais importantes da Venezauela, a El Palito, nas praias do estado de Carabobo, no litoral norte do país.
De acordo com as informações da agência AFP, o diretor da Organização Não Ambiental (ONG) Azul Ambientalistas, Yohan Flores, o vazamento da refinaria também causa danos à fauna.
“Grande parte das praias de Puerto Cabello [Carabobo] foi afetada”, alertou.
A petrolífera estatal PDVSA não se pronunciou sobre o ocorrido, que algumas ONGs, como a Fundação Caribe Sul, atribuem ao “transbordamento de uma lagoa de oxidação na refinaria El Palito”.
Veja o vídeo:
🇻🇪 O transbordamento da lagoa de oxidação da Refinaria El Palito contaminou praias de Puerto Cabello, estado de Carabobo, Venezuela.
Moradores, pescadores e operadores turísticos manifestaram preocupação com a paralisação das suas atividades. pic.twitter.com/Icn3UtFibU
— World Events 🌎 (@Eventomund) December 28, 2023
O Sistema Nacional para Gestão de Risco emitiu uma breve minuta que reporta a um “derramamento de hidrocarbonetos da lagoa de rejeitos”, sem oferecer mais detalhes.
Funcionários da PDVSA, voluntários e pescadores estão trabalhando na região na limpeza. A Organização Nacional de Salvamento e Segurança Marítima dos Espaços Aquáticos da Venezuela (ONSA) também pediu participação em uma manobra de “contingência ambiental”.
Leia mais:
Ditador norte-coreano ordena que militares iniciem preparativos para guerra
Em meio ao conflito entre Israel e Hamas, palestina percorre 5km para dar luz a quadrigêmeos
Pescadores afirmaram que não vão poder pescar durante os próximos dois meses.
A última vez que houve vazamento de petróleo nesta região foi em julho de 2020, quando os resíduos desta refinaria também transbordaram no mar. Este derramamento chegou a contaminar o Parque Nacional Morrocoy, uma área turística com cerca de 20 ilhotas de águas cristalinas e areia branca.
“A falta de investimento, de manutenção e de controle faz com que derramamentos deste tipo ocorram na refinaria de El Palito”, acrescentou Flores.
*com informações GZH