O ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, afirmou durante coletiva à imprensa que os 26 pacientes palestinos com câncer que entraram no Egito pela passagem de fronteira de Rafah, nesta quarta-feira (15/11), devem ser encaminhados à Turquia com seus devidos acompanhantes.
“Nossa equipes médicas acolheram os pacientes . Os pacientes que serão transferidos para o aeroporto de El-Arish para serem transferidos para a Turquia, ”, disse ele em entrevista no aeroporto do Egito.
Veja o vídeo:
A Turquia enviou ao Egito um navio carregado com material para hospitais de campanha, ambulâncias e geradores para tratar civis que conseguiram fugir da operação militar de Israel contra militantes do Hamas no enclave.
Leia mais:
Catar tenta acordo entre Israel e Hamas com cessar-fogo de 3 dias e liberação de 50 reféns
ONU alerta colapso em Gaza e anuncia término de água potável nas próximas horas
Koca que foi receber os pacientes transferidos de Gaza no aeroporto, acrescentou que a Turquia aguardava a permissão do Egito para abrir o seu primeiro hospital de campanha na passagem de Rafah.
“Espero que num futuro próximo – os nossos esforços vão nessa direção – possamos estabelecer um hospital de campanha em Gaza, na área perto do portão de Rafah”, disse ele.
A Turquia, defende a causa palestiniana e, mais recentemente, intensificou os seus ataques verbais contra Israel pelo crescente número de vítimas civis da sua operação militar, denominando a ação como genocida.
*com informações Insider Paper