O aeroporto da cidade de Makhachkala, no Sul da Rússia, foi invadido neste domingo (29), por uma multidão que procurava cidadãos judeus que estariam desembarcando de um voo de Tel Aviv, capital de Israel. O tumulto fez com que o local fosse interditado temporariamente, com suas estruturas internas danificadas.
Imagens que circulam na internet mostram dezenas de pessoas invadindo o local e cercando a aeronave para protestar contra o conflito entre Israel e Hamas. Os voos que deveriam pousar em Makhachkala foram direcionados para outros aeroportos, informaram agências de notícias locais.
A área foi reforçada com o policiamento, porém, a invasão causou prejuízos nos dois terminais do aeroporto.
Confira o vídeo:
Insultos
Utilizando sua conta na rede social X (ex-Twitter), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou o governo russo de propagar ódio contra outras nações. Ele ainda acusou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, de ter feito comentários anti-semitas.
“Este não é um incidente isolado em Makhachkala, mas sim parte da cultura generalizada de ódio da Rússia contra outras nações, que é propagada pela televisão estatal, especialistas e autoridades”, escreveu.
“O ministro das Relações Exteriores da Rússia fez uma série de comentários anti-semitas no ano passado. O presidente russo também usou insultos anti-semitas. Para os locutores da propaganda russa na televisão oficial, a retórica do ódio é rotina. Até a mais recente escalada no Médio Oriente provocou declarações anti-semitas por parte de ideólogos russos” completou.