Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (30/1) mostra o momento em que o iraquiano Salwan Momika é executado por um atirador. O tiktoker havia feito uma live na qual colocava pedaços de bacon dentro do Alcorão e incendiava o livro sagrado.
🚨 Veja momento em que iraquiano é morto a tiros durante live
⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/ae9ALWuCey
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 30, 2025
As imagens registram o momento em que Momika estava transmitindo ao vivo na rede social, quando, repentinamente, a live é pausada e ruídos estranhos podem ser ouvidos. Enquanto isso, seus seguidores enviam mensagens no chat, mas a transmissão é interrompida pouco depois.
Leia mais
Iraquiano que queimou Alcorão é morto a tiros durante live, na Suécia
Trump culpa Joe Biden e política de diversidade por colisão entre avião e helicóptero
Momika foi morto em um apartamento localizado em Estocolmo, na Suécia. O ato de profanação foi realizado junto de um companheiro, identificado como Salwan Najem. Ambos foram julgados e condenados pela Justiça sueca, que alegou que os protestos dos réus chamavam a atenção de grupos terroristas. A dupla já havia realizado outros atos semelhantes, nos quais pisavam no Alcorão.
Horas após a condenação, Momika foi morto. Em seu perfil no X (antigo Twitter), Najem afirmou que será o próximo a morrer.
O que é o Alcorão?
O Alcorão é o livro sagrado do islamismo, considerado pelos muçulmanos como a mensagem direta de Allah para a humanidade, sendo o equivalente à Bíblia para os cristãos.
Os muçulmanos acreditam que o conteúdo do Alcorão foi revelado diretamente por Allah ao profeta Muhammad ao longo de 22 anos. Por esse motivo, o livro é considerado sagrado para o povo islâmico.
A profanação de qualquer símbolo do islamismo é vista como um crime grave por grupos extremistas muçulmanos. Até o fechamento desta reportagem, não foi confirmado se a morte de Momika tem ligação com o Estado Islâmico.
Entenda o caso
Salwan Momika, um cristão iraquiano que morava na Suécia e que queimou exemplares do Alcorão várias vezes durante protestos em 2023, foi morto a tiros na capital Estocolmo. A informação foi divulgada pela imprensa sueca nesta quinta-feira (30/1).
Momika foi baleado com dois tiros enquanto fazia uma live nas redes sociais. O incidente ocorreu em um apartamento em Södertälje, na capital sueca.