Nas primeiras horas do domingo (12), o Monte Etna voltou a entrar em erupção, lançando uma enorme fumaça com cerca de 4.500 metros acima do nível do mar, além de lava e cinzas sobre a ilha italiana da Sicília, no Mar Mediterrâneo.
Veja o vídeo:
O vulcão Etna é considerado o mais ativo do continente europeu e possui mais de 3,3 mil metros de altura, sendo o mais alto da Europa.
Em agosto, o retorno da atividade vulcânica do Etna, suspendeu as operações no aeroporto da Catânia, que fica no leste da ilha italiana da Sicília, pela grande fumaça que expeliu.
Em 2021, após mais de 50 episódios de atividade vulcânica, o acúmulo de material piroclástico (matéria fragmentada expelida por um vulcão) e camadas de lava no cone da Cratera do Sudeste, Etna registrou um novo cume a uma altitude de 3357 metros.
Leia também:
VÍDEO: Vulcão inativo por mais de 800 anos começa a ‘acordar’ na Islândia
Copa do Mundo 2030 começa na América e termina na Europa e África
Estes novos dados altimétricos foram publicados pelo Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV).
Com que frequência é que o Etna entra em erupção?
Na última década, o Monte Etna é um dos vulcões mais ativos da Europa e tem estado em atividade quase constantemente.
De acordo com o Programa de Vulcanismo Global do Smithsonian, podem ocorrer erupções várias vezes num ano e até num mês. O atual período de erupção começou em 2013.
O Etna foi manchete em 2021 quando, durante um período de seis meses, emitiu tanto material vulcânico que aumentou a sua altura em quase 30 metros.
Este ano já se registaram várias erupções. Sítios Web como o Volcano Discovery acompanham em pormenor a atividade do Etna e é possível assistir a uma transmissão, direto do vulcão, no sítio do Observatório do Etna.
As explosões do Etna, na maior parte das vezes, são classificadas como atividade vulcânica de baixo nível.
Esta atividade inclui nuvens de cinzas, lava a jorrar e erupções estrombolianas, ou seja, relativo a tipo de atividade vulcânica semelhante à do vulcão Estrômboli, moderadamente explosiva, caracterizada por diversas explosões discretas e intermitentes.
*com informações Euro News e O Tempo