O Departamento de Meteorologia alertou, nesta nesta quinta-feira (25/1), a chegada do ciclone tropical Kirrily na costa do norte da Austrália, que cruzará perto da cidade turística de Townsville, trazendo consigo rajadas de vento de até 165 quilômetros por hora, considerado uma categoria “severa”.
A chuva intensa que acompanha o ciclone pode causar inundações repentinas com risco de vida no caminho da tempestade e aqueles que estão a 100 km da costa ao norte e ao sul de Townsville devem se abrigar em local seguro, disse o Departamento.
Tropical Cyclone Kirrily made landfall as a category three system near Townsville, Queensland, Australia 🇦🇺
| 25 January 2024 |#CycloneKirrily #Cyclone #Townsville #Queensland #Australia #AustralianOpen #AustraliaDaypic.twitter.com/dVPMH5LGLe— Disaster Tracker (@DisasterTrackHQ) January 25, 2024
Durante coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (25/1), o primeiro-ministro de Queensland, Steven Miles, pediu que antes que a tempestade aumentasse, que os residentes se preparassem para ficar sem energia por potencialmente dias. Um dia antes, ele anunciou que 100 funcionários extras de emergência haviam sido enviados para a área.
“Estamos preparados e prontos para o pior, agora esperamos e torcemos pelo melhor”, declarou.
“Nossa mensagem para os habitantes de Queensland é que agora é a hora de garantir que vocês estejam prontos”, ressaltou.
As tempestades da categoria três estão a dois níveis das mais perigosas e podem destruir caravanas, bem como devastar colheitas e árvores.
Veja também:
VÍDEO: Avião de carga derrapa, quebra ao meio e fere pelo menos oito pessoas, na Índia
VÍDEOS: Ciclone Belal deve ultrapassar 70 km no sul da ilha Maurícias, dizem meteorologistas
O aeroporto de Townsville foi fechado e os eventos públicos relativos ao feriado do Dia da Austrália, na sexta-feira (26/1), foram cancelados.
*com informações CNN