Circulam pelas redes sociais imagens da bomba que explodiu e matou o tenente-general Igor Kirillov, chefe da defesa nuclear da Rússia. A explosão aconteceu nesta terça (17/12) do lado de fora de um prédio de apartamentos na avenida Ryazansky Prospekt, a poucos quilômetros do Kremlin.
Kirillov estava saindo do prédio acompanhado de um assistente, que também morreu na explosão. A bomba estaria escondida dentro de um patinete elétrico.
Veja abaixo:
O Comitê de Investigação russo disse em comunicado:
“Um artefato explosivo, colocado em um patinete estacionado perto da entrada de um prédio residencial, foi ativado na manhã de 17 de dezembro na avenida Riazanski, em Moscou”.
Leia mais:
Na Rússia, homem sangra até a morte após ser arranhado por gato
VÍDEO: Mulher cai em caixa elétrica após explosão no Peru
Kirillov era o responsável pelas forças de proteção contra radiação, química e biológica da Rússia. Investigadores russos abriram investigações sobre as duas mortes, disse a porta-voz do comitê investigativo, Svetlana Petrenko.
A Ucrânia assumiu a autoria do atentado a bomba nesta terça. Uma fonte disse às agências internacionais de notícias: “A liquidação do tenente-general Igor Kirillov, chefe das tropas de defesa radiológica, química e biológica das Forças Armadas Russas, é uma operação especial do SBU”, o serviço de segurança ucraniano.
Kirillov foi sentenciado à revelia por um tribunal ucraniano em 16 de dezembro pelo uso de armas químicas proibidas durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022.
*Com informações de Metrópoles