Uma tempestade com rajadas de vento que atingiram até 140 quilômetros por hora deixou ao menos 13 pessoas mortas no sábado (16/12) no município de Bahía Blanca, na Argentina, segundo autoridades municipais.
O presidente da Câmara do município, Federico Subielles, lamentou as mortes, enquanto as agências de notícias estatais afirmam que várias pessoas ficaram feridas, algumas gravemente.
Entre os danos relatados estão telhados arrancados, queda de galhos, postes e cabos, ruas inundadas e grande parte da cidade sem eletricidade, informou a agência de notícias Télam.
Leia mais:
Chile vota hoje em plebiscito para substituir Constituição da era Pinochet
Milei anuncia restrições contra protestos na Argentina
🟥⛈️#Tormenta: daños en #Aeroparque. El aeropuerto se encuentra afectado parcialmente. Algunos aviones fueron movidos por el viento. Posibles indicios de que pasaron #tornados en el AMBA [PRELIMINAR]. pic.twitter.com/haTBBiPdjH
— METRA – Meteorología de la República Argentina (@METRArgentina) December 17, 2023
O município acrescentou que o pior evento foi registrado no Clube Bahiense del Norte, onde houve desabamento do telhado durante uma competição de skate, disseram fontes da prefeitura.
“Infelizmente, o serviço de emergência confirma a morte de 13 pessoas no clube Bahiense del Norte. Os bombeiros continuam trabalhando no local, já que ainda há pessoas sob os escombros”, informou a prefeitura em um comunicado.
🟥⛈️#Tormenta: daños totales en barrios de CABA. Video desde Palermo. Hay heridos y se derrumbó el escenario de la #BRESH.
Video que llegó a MetRA. pic.twitter.com/1kqsmwyoXp
— METRA – Meteorología de la República Argentina (@METRArgentina) December 17, 2023
Esse tipo de vendaval pode ser associado a um ciclone tropical de categoria 1 na escala Saffir-Simpson. O mau tempo se espalhou para pequenas cidades próximas, com fortes rajadas de vento e queda de granizo.
Segundo a prefeitura, ainda não foi possível estabelecer o número preciso de vítimas, uma vez que, estão a ser realizados trabalhos de remoção de entulhos. “Todas as forças de emergência estão trabalhando e inicialmente o Hospital Municipal receberá os feridos. Centros de evacuação foram ativados no Club Estrella, Club Olimpo e Dow Center”, foi informado oficialmente. Três pacientes foram internados na Unidade de Terapia Intensiva com ferimentos graves.
Nas redes sociais, diversos usuários publicaram vídeos nos quais é possível observar as fortes rajadas de vento, as chuvas intensas e a destruição deixada pela tempestade. Alguns moradores da cidade afirmaram que “nunca se viu algo assim” na cidade do sul da província de Buenos Aires, caracterizada por clima frio e ventoso.
Anteriormente, o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina havia alertado sobre tempestades na área.
O maior risco agora se transfere para áreas mais ao Norte à medida que esta linha de instabilidade poderosa tende a se intensificar ainda mais neste domingo, alcançando as regiões mais populosas da Argentina e depois o Uruguai.
Trata-se de uma situação de extremo perigo nos países do Prata. A linha de instabilidade avança no começo do domingo com enorme intensidade pela província de Buenos Aires até alcançar a capital e outras províncias do Centro argentino, além do Uruguai.
*com informações da CNN Brasil e MetSul Meteorologia.