Venezuela anuncia envio do primeiro carregamento de petróleo para os EUA

Delcy Rodriguéz, presidente interina da Venezuela (Foto: Reuters).
O governo interino da Venezuela anunciou no domingo (1º/2) o envio do primeiro carregamento de petróleo com destino aos Estados Unidos. O anúncio foi feito pela presidente interina Delcy Rodríguez.
Em sua fala, ela disse que o navio-tanque Chrysopigi Lady, com bandeira de Singapura, partiu na noite de 1º de fevereiro de um porto no norte da Venezuela e deve chegar ao porto de Providence, no estado americano de Rhode Island.
“É com orgulho que compartilhamos este momento: o navio Chrysopigi Lady zarpou da Venezuela com seu primeiro carregamento de gás liquefeito de petróleo. Juntamente com a classe trabalhadora, celebramos este marco histórico ao exportar o primeiro gás do país; uma conquista para o bem-estar do povo venezuelano”, disse.
Leia mais:
Venezuela anuncia anistia geral e encerra prisão de acusados de violência política
Petróleo da Venezuela: Trump exige exclusividade da produção com os EUA
O anúncio acontece após os EUA controlarem a venda de petróleo venezuelano. Os recursos gerados com essas exportações vêm sendo usados, segundo Rodríguez, para tentar estabilizar a economia e o mercado cambial do país.
Na última semana, Rodríguez informou a entrada dos primeiros 300 milhões de dólares (R$ 1,6 bilhão) provenientes da venda de petróleo venezuelano por parte dos Estados Unidos, destinados a tentar estabilizar o mercado cambial.
*Com informações de UOL






