Nesta sexta-feira (3/01), uma turista, identificada como Blanca Ojanguren, de 22 anos da Espanha morreu após um incidente com um elefante no santuário Koh Yao Elephant Care, na cidade de Yao Yai, na Tailândia.
Ojanguren era estudante de direito e relações Internacionais de Valladolid, e estava de férias na Ásia após terminar um intercâmbio internacional em Taiwan. Ela participava de uma atividade popular entre os turistas que visitam o país: dar banho em elefantes resgatados.
Bianca foi ferida por uma das presas do elefante após o animal reagir de forma inesperada enquanto ela passava próximo a ele. Apesar de ter recebido atendimento médico, não resistiu aos ferimentos.
Após o incidente, o perfil oficial do santuário no Instagram foi desativado. No entanto, registros de visitantes ainda mostram que a interação com os elefantes, aberta ao público de diferentes idades, faz parte de atividades voltadas a arrecadar recursos para o cuidado com os animais.
Leia mais:
VÍDEOS: Veículo atropela multidão, deixa pelo menos 10 mortos e 30 feridos, em Nova Orleans
VÍDEO: No RN, mulher é socorrida após celular pegar fogo dentro do bolso dela
A Universidade de Navarra, onde Bianca estudava, preferiu não comentar o caso, respeitando o desejo da família por privacidade. Já o Ministério de Relações Exteriores da Espanha informou que o consulado em Bangkok está prestando assistência à família.
Ao jornal “El País”, fontes do Ministério de Relações Exteriores da Espanha afirmaram que o “Consulado em Bangkok está em contato com os familiares, oferecendo toda a assistência consular necessária”.
O Departamento de Parques Nacionais da Tailândia estima que mais de 4 mil elefantes selvagens vivam nos santuários, parques nacionais e reservas naturais do país.
Além de ser uma estudante exemplar, Blanca teve uma experiência notável em protocolo militar. Durante o último verão, ela realizou estágio no gabinete de comunicação da Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada (AJEMA), no Quartel-General da Marinha, em Madri.
*Com informações do G1