Um caso grave de intoxicação alimentar aconteceu nos Estados Unidos: Seis pessoas foram hospitalizadas e três morreram após ingerirem um milkshake contaminado com bactérias em um restaurante da rede de fast food Frugals, na cidade de Tacoma, no estado de Washington.
As hospitalizações após ingestão do milkshake ocorreram entre 27 de fevereiro a 22 de julho, com três dos pacientes posteriormente falecendo, segundo apurou a ABC News.
Dois dos pacientes hospitalizados disseram que adoeceram após o consumo de milkshake no restaurante de Tacoma, o que levou as autoridades a fazerem testes no dia 8.
Leia mais:
Confira a lista de alimentos que a OMS considera cancerígenos
Prova do MasterChef deixa mais de 40 pessoas com infecção alimentar
As análises revelaram contaminação por bactérias de Listeria, conectadas a um surto de listeriose transmitida por alimentos, que se iniciou em fevereiro no país. Segundo as autoridades, as máquinas de milkshake não foram limpas corretamente, levando à presença das bactérias. Todos os sabores da bebida estavam contaminados.
A listeriose é uma forma de intoxicação alimentar que causa diarreia, vômitos, febre, dores de cabeça, rigidez no pescoço, confusão mental e sintomas semelhantes à gripe. Grupos de risco, como pessoas acima de 65 anos, grávidas e com sistemas imunológicos enfraquecidos são mais suscetíveis à doença, e podem desenvolver a forma mais grave da infecção. As seis pessoas hospitalizadas pertenciam a grupos de risco.
A direção da rede de restaurantes declarou estar trabalhando para identificar e conter a fonte da Listeria, submetendo suas máquinas de milkshake a ciclos de limpeza e testes adicionais.