O TikTok está se preparando para bloquear o acesso ao seu aplicativo nos Estados Unidos a partir do próximo domingo (19/1). A informação é da agência Reuters. A ação ocorre após o término do prazo estipulado por uma legislação que exige a venda da operação do aplicativo no país, para que a rede social possa continuar funcionando nos EUA.
Enquanto a lei determina a proibição de novos downloads do TikTok nas lojas de aplicativos da Apple e do Google, permitindo que os usuários atuais continuem utilizando o serviço por algum tempo, o plano do TikTok é mais radical. De acordo com as fontes, ao tentar abrir o aplicativo, os usuários verão uma mensagem informando sobre a proibição, com um link para um site com mais detalhes sobre a situação.
Além disso, a plataforma oferecerá aos usuários a opção de fazer o download de seus dados pessoais antes que o acesso seja restrito. A controladora do TikTok, ByteDance, não comentou oficialmente sobre a situação até o momento. O TikTok conta com mais de 7.000 funcionários nos Estados Unidos, e aproximadamente 60% da ByteDance é de propriedade de investidores institucionais, como BlackRock e General Atlantic.
Leia mais:
Vídeo: Loja na Zona Leste de Manaus é assaltada por homem armado
VÍDEO: Mulher é arrastada por criminoso ao tentar impedir assalto em Manaus
Lei exige venda do TikTok nos EUA
Em abril do ano passado, o presidente Joe Biden sancionou uma lei exigindo que a ByteDance, dona do TikTok, vendesse seus ativos nos EUA até 19 de janeiro de 2025 ou enfrentasse uma proibição nacional.
Na semana passada, a Suprema Corte parecia inclinada a manter a lei, apesar dos apelos do presidente eleito Donald Trump e dos parlamentares para estender o prazo.