Ao menos 111 pessoas morreram e 230 ficaram feridas em um terremoto que atingiu a província de Gansu, no Noroeste da China, na madrugada desta segunda (18/12) para terça-feira (19/12) pelo horário local (13h horário de Brasília), informou a agência de notícias oficial Xinhua.
O terremoto de magnitude 6,1 causou danos significativos, incluindo o desmoronamento de casas, e fez com que as pessoas saíssem correndo pelas ruas, reportou a agência, que acrescentou que os trabalhos de resgate estavam em andamento.
O epicentro do tremor foi localizado 100 quilômetros a sudoeste da capital provincial, Lanzhou, e foi seguido por várias réplicas. Partes da província de Gansu e da província vizinha de Qinghai foram afetadas, segundo a Xinhua.
Leia mais:
VÍDEO: vulcão na Islândia entra em erupção
Homens são flagrados fazendo sexo em sala do Senado nos EUA
China: autoridades limitam rodovias devido nevasca
A temperatura em Linxia, na província de Gansu, perto de onde ocorreu o terremoto, era de cerca de 14° graus negativos horas antes do tremor. A maior parte da China enfrenta temperaturas congelantes, à medida que uma onda de frio que começou na semana passada continua a afetar o país.
Autoridades chinesas ativaram um alerta de emergência de socorro e enviaram equipes às áreas afetadas para socorrer feridos e avaliar os danos. Pessoas têm sido retiradas dos escombros e levadas para hospitais da região.
Ainda não está claro o verdadeiro tamanho dos estragos. Como o terremoto ocorreu de madrugada no horário local, muitas vítimas poderiam estar dormindo na hora do tremor.
*com informações G1