Durante o encontro virtual da Cúpula do G-20, desta quarta-feira (22/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou o acordo entre Israel e Hamas para liberação de reféns.
“Quero saudar o acordo anunciado hoje entre Israel e o Hamas, que envolve a libertação de reféns em troca de uma trégua temporária de quatro dias e da libertação de prisioneiros palestinos.”
“Espero que esse acordo possa pavimentar o caminho para uma saída política e duradoura para este conflito e para a retomada do processo de paz entre Israel e Palestina“, ressaltou o presidente.
“Esse conjunto de desafios vai exigir vontade política e determinação por parte de governantes e dirigentes de todos os países e organismos internacionais. Por meio do diálogo, temos de recolocar o mundo no caminho da paz e da prosperidade”, acrescentou Lula.
A reunião virtual do G-20, que é bloco que reúne os líderes das 20 principais economias globais, iniciou nesta quarta-feira (22/11) em Nova Délhi, liderada pela Índia e presidida pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Leia mais:
Saiba os termos do cessar-fogo entre Israel e Hamas
Ex-nora de fundador do Hamas é procurada por sua família brasileira, em Gaza
Em dezembro, o Brasil assume a Presidência do G-20 e, segundo Lula, o foco do país na liderança do bloco será a redução das desigualdades.
“Como indiquei em Nova Délhi, elegemos três linhas de ação para estruturar os trabalhos do grupo: I) a inclusão social e o combate à pobreza; II) a transição energética e o desenvolvimento sustentável; e III) a reforma da governança global”, listou o mandatário.
*com informações CNN Brasil