A semana de quatro dias de trabalho já é discutida e testada no Brasil e no mundo. Mas já imaginou trabalhar apenas três dias? O fundador da Microsoft, Bill Gates, acredita que o uso da tecnologia poderia tornar isso possível.
O bilionário participou do podcast “What Now?” (E agora, em português), apresentado por Trevor Noah, recentemente. Quando questionado sobre a ameaça da inteligência artificial aos empregos, Gates disse que um dia poderia chegar um momento em que os humanos “não precisariam trabalhar tanto”.
Leia mais:
“Gordo é sempre o último a ser olhando”, diz Mc Bin Laden após repercussão por perder 50 Kg
VÍDEO: chuva de granizo em Manaus, neste sábado (25/11)
Segundo ele, máquinas poderiam produzir todo o alimento, por exemplo. Com isso, as pessoas não precisariam trabalhar mais de cinco dias por semana para ganhar um salário digno.
“Se eventualmente chegarmos a uma sociedade onde só temos que trabalhar três dias por semana, acho que tudo bem”, disse Gates.
Apesar de ser um entusiasta da tecnologia, Gates reconheceu os riscos da inteligência artificial em julho deste ano.
“Não creio que o impacto da IA seja tão dramático quanto o da Revolução Industrial, mas certamente será tão grande quanto a introdução do PC. Os aplicativos de processamento de texto não eliminaram o trabalho de escritório, mas o mudaram para sempre”.
Outros empresários também preveem a adoção de semanas mais curtas de trabalho. O CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, por exemplo, diz que, com a IA, a próxima geração de trabalhadores deverá trabalhar cerca de 3,5 dias.