As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Secretário de Estado dos EUA vai se reunir com chanceler brasileiro para discutir tarifaço

Reunião entre Marco Rubio e Mauro Vieira deve acontecer em Washington em data próxima
Secretário de Estado dos EUA vai se reunir com chanceler brasileiro para discutir tarifaço

Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio (Foto: Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, nesta quinta-feira (9/10), que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, já entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutirem os termos do chamado “tarifaço” americano aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.

Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações. Lula afirmou:

“Talvez comece a ter conversa a partir de agora e vamos ver se a gente consegue se acertar, porque o Brasil não quer briga com os Estados Unidos.

Os Estados Unidos são uma aliança de 201 anos, é uma coisa muito forte. Então, queremos manter uma relação boa, civilizada, democrática, respeitosa sem abrir mão do nosso conceito de democracia e da nossa soberania”.

A notícia acontece três dias depois da ligação telefônica entre Lula e o mandatário dos Estados Unidos Donald Trump, em que os líderes acertaram iniciar uma negociação entre os dois países. A conversa durou 15 minutos e foi descrita por fontes do lado brasileiro como “muito boa” e “objetiva”.

Em nota divulgada hoje, o Itamaraty confirmou a conversa entre Rubio e Vieira. Os dois deverão se reunir em breve, em Washington, “para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”. No fim da manhã, o Departamento de Estado também confirmou a conversa e o convite.


Leia mais:

Após conversa entre Lula e Trump, governistas ‘debocham’ de Eduardo Bolsonaro

Donald Trump chama Lula de “bom homem” e diz que visitará o Brasil


Entenda o caso: Tarifaço contra produtos brasileiros

O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter a relativa perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para a China nas últimas décadas.

Desde 6 de agosto, cerca de 60% dos produtos exportados aos EUA pelo Brasil, incluindo carne e café, recebem sobretaxa de 50%. Além disso, Washington impôs restrições de vistos a autoridades brasileiras e sanções financeiras da Lei Global Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Essas sanções seriam retaliações americanas contra o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump.

No final de setembro, porém, houve uma aproximação entre Lula e Trump, que se encontraram rapidamente na Assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York: Na ocasião, Trump elogiou o presidente brasileiro e disse ter estabelecido uma “excelente química” com Lula.

*Com informações de Agência Brasil e UOL