O Ministério da Defesa da Rússua anunciou que suas forças conquistaram o controle total de uma usina de coque em Avdiivka, na Ucrânia nesta segunda-feira (19), cidade que há meses é o principal palco, e o mais sangrento, da guerra na Ucrânia. Está é uma grande vitória de Moscou no campo de dois anos do conflito, que começou em 24 de fevereiro de 2022.
O Ministério da Defesa russo disse que seus soldados avançaram cerca de 9 quilômetros contra as forças ucranianas em Avdiivka, parte da imensa linha de frente de 1.000 quilômetros. Segundo a pasta, isso ocorreu após uma batalha urbana mortal.
Leia também:
Rússia convida Hamas e a Autoridade Palestina para reunião
Rússia rebate acusações do EUA sobre armas nucleares no espaço
A Ucrânia disse que havia retirado seus soldados para evitar que as tropas fossem totalmente cercadas após meses de combates ferozes. Putin saudou a queda de Avdiivka como uma importante vitória e parabenizou as tropas russas.
“O agrupamento de tropas do ‘Centro’, que realizou a ofensiva, assumiu o controle total da usina de coque em Avdiivka”, disse o Ministério da Defesa russo em um comunicado ao lado de um vídeo mostrando uma série de explosões no que parecia ser a usina.
A Rússia qualificou a retirada ucraniana de apressada e caótica, afirmando que alguns soldados e armas foram deixados para trás. Já os militares ucranianos disseram que houve vítimas, mas que a situação se estabilizou um pouco após a retirada.
*Com informações CNN