A Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou na madrugada desta quarta-feira, 21, que uma sonda de uma aeronave canadense captou ruídos subaquáticos semelhantes a batidas em intervalos de 30 minutos, durante as buscas pelo submarino que se perdeu durante uma expedição aos destroços do Titanic. O veículo submersível está desaparecido desde domingo, 18.
As operações de busca estão sendo feitas em conjunto entre Estados Unidos e Canadá.
Os mesmos sons se repetiram cerca de quatro horas depois do primeiro registro e foram captados na terça-feira (20).
Leia mais:
Vídeo mostra a profundeza do oceano onde desapareceu submarino Titan
Submarino desaparecido: Detalhes sobre passageiros de expedição ao Titanic são revelados
Imediatamente após os ruídos serem captados, a Guarda Costeira dos EUA disse que o foco das operações foi desviado para o perímetro onde os sons foram registrados, mas, até a última atualização desta notícia, nada havia sido encontrado.
A rede CNN Internacional e a revista “Rolling Stone” afirmaram ter tido acesso ao memorando do governo dos EUA que relata os ruídos. De acordo com a revista, o documento afirma que os ruídos em questão são batidas. Dispositivos de sonar, usados para captar sons no fundo do oceano, estão sendo utilizados nas buscas.
A CNN Internacional acrescentou que uma aeronave canadense localizou um objeto retangular branco na água. Um navio foi direcionado para ajudar nas buscas na região onde os sons foram captados.
As operações de busca correm contra o tempo, pois segundo estimativas, o submersível Titan, usado pela empresa OceanGate para realizar viagens ao Titanic, teria oxigênio até as 6h de amanhã (horário de Brasília).