A comercialização de vapes descartáveis, que são um tipo de cigarro eletrônico, ficará proibida no Reino Unidos a partir de junho de 2025. Essa medida visa a combater os danos ambientais e o uso crescente entre crianças e adolescentes. A informação foi divulgada pela agência Reuters nesta quinta-feira (24/10).
A medida, proposta em janeiro de 2024, também inclui a proibição da venda de vapes a menores de 16 anos, reforçando a restrição já existente, que impede a comercialização de cigarros eletrônicos com nicotina para menores de 18 anos.
O vaping se tornou cada vez mais popular no Reino Unido, com cerca de 10% da população utilizando esses dispositivos. Embora sejam considerados por alguns como ferramentas eficazes para ajudar a parar de fumar, há preocupações sobre o apelo dos vapes ao público jovem, especialmente por causa de seus designs coloridos e sabores frutados.
Leia mais:
Irmãs britânicas de 17 e 19 anos têm colapso pulmonar por excesso de cigarros eletrônicos
Reino Unido sugere uso de vapes para substituir cigarro
Uma pesquisa divulgada em 2024 pela ASH (Action on Smoking and Health), uma organização de caridade voltada para a saúde, mostrou que cerca de 20% dos jovens de 11 a 17 anos já experimentaram vapes.
Andrew Gwynne, ministro da Saúde Pública e Prevenção, destacou que, além de proteger as crianças, a proibição dos vapes descartáveis ajudará a preservar o meio ambiente, já que o descarte inadequado desses produtos tem sido um problema crescente. Em 2023, quase 5 milhões de vapes descartáveis eram jogados de forma incorreta semanalmente no Reino Unido.
*Com informações do Poder 360