O Rei Charles III foi coroado na Abadia de Westminster, em Londres, ao lado da rainha consorte Camilla. A cerimônia ocorreu neste sábado (6) e reuniu um público de mais de 2 mil pessoas.
O monarca assumiu o trono do Reino Unido em setembro do ano passado, logo após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, que reinou por quase 70 anos, após ter sido coroada em junho de 1953. Nenhum outro herdeiro do trono esperou tanto tempo para ser coroado.
Saiba mais:
Cerimônia de coroação do Rei Charles III acontece no sábado
Lula vai a Londres acompanhar coroação do Rei Charles III
Rei Charles III dá continuidade a tradição real criada há 179 anos
O Rei Charles III é o 40º monarca coroado na Abadia de Westminster, em cerimônia realizada há mais de 900 anos e que segue os rituais da Igreja Anglicana, após a criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado.
Segundo o Palácio de Buckingham, foram convidados representantes de 203 localidades pelo mundo, além de agentes comunitários e de caridade. Para o evento, a segurança foi reforçada, e 30 mil policiais estiveram nas ruas de Londres.
Cerimônia
O rito de coroação é extremamente religioso. E, por isso, foi celebrado pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana. A cerimônia contou ainda com a leitura da Epístola aos Colossenses feia pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
A coroação ocorreu às 7h45, com a unção do óleo sagrado, que é feito de especiarias e consagrado em Jerusalém. No entanto, o momento foi de privacidade, já que um biombo de três lados impediu a visão.
Além disso, o Rei recebeu os símbolos da monarquia, como a espada e braceletes. Uma das vestimentas foram colocadas pelo príncipe de Gales, William, seu filho. O novo monarca recebeu ainda o manto imperial e pegou a esfera do soberano, conhecido como “orbe”. Depois pegou o anel, a luva na mão direita e o cetro real.
O Rei Charles recebeu a coroa de Santo Eduardo. Vale lembrar que essa será a única vez que utilizará o objeto, que é específica para a coroação de um novo monarca.