Todos querem ver o eclipse solar total que acontecerá na próxima segunda-feira (8/4). Até mesmo as pessoas reclusas em penitenciárias de Nova York. Por isso, os presos estão processando o departamento penitenciário do estado pela decisão de fechar as prisões na próxima semana. A informação é do New York Post.
A ação judicial foi apresentada na sexta-feira (29/3) por seis homens encarcerados no Centro Correcional de Woodbourne, em Woodbourne. Os detentos argumentam que o confinamento do dia 8 de abril “viola os direitos constitucionais dos reclusos de praticarem a sua fé”, impedindo-os de participar de “um evento religiosamente significativo”.
Leia também:
“Cometa do Diabo” pode aparecer no céu durante eclipse solar
Eclipse solar total está previsto para ocorrer em 8 de abril
Entre os presos que processam o sistema prisional americano, estão um batista, um muçulmano, um adventista do sétimo dia e dois praticantes da Santeria, além de um ateu. Segundo eles, o eclipse solar é um “fenômeno natural e raro, com grande significado religioso para muitos”.
Segundo os autos do processo, o preso que é ateu recebeu permissão especial para ver o eclipse usando óculos que seriam fornecidos pelo estado. No entanto, isso foi antes de acontecer o bloqueio nas prisões do sistema.
Um porta-voz do sistema prisional estadunidense afirmou que leva em consideração todos os pedidos de adaptações religiosas e está sob revisão.
*Com informações New York Post