O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, fugiu de sua residência oficial neste sábado (9), em Colombo, capital do país, antes de o local ser tomado por manifestantes. Segundo uma fonte do Ministério da Defesa, o chefe de Estado foi levado para um local seguro e continua no cargo.
Durante a manhã, a imprensa local mostrou centenas de pessoas escalando os portões da residência presidencial, após a repressão de um protesto exigindo a renúncia de Rajapaksa. Ele é apontado por parte da população como o responsável da crise econômica sem precedentes da qual o Sri Lanka é palco, com falta de alimentos, medicamentos, combustíveis e cortes de eletricidade.
Leia mais:
Segundo o correspondente da RFI na região, Sébastien Farcis, a revolta dos manifestantes começou quando a polícia tentou finalizar o protesto. Menaka Indrakumar, que participou do ato, contou que após as violências, os militantes decidiram entrar na residência presidencial.
“Foi um absurdo! Os policiais atiraram bombas de gás lacrimogênio e nos atacaram disparando balas de borracha. Mas os manifestantes os desafiaram, foi uma loucura, parecia um filme. Esse presidente sempre assustou a população, mas agora ninguém mais tem medo dele”, relatou.
Via RFI
Deixe seu comentário