Um padre e um homem foram presos na segunda-feira (19/2) durante uma operação que visava a reprimir a venda de viagra e outras “substâncias afrodisíacas poderosas” na cidade de Don Benito, na Espanha.
O pároco, cuja identidade não foi divulgada, era muito popular na região de San Sebastián, de acordo com reportagem do jornal El País. Ele era conhecido por ser muito próximo dos fiéis e pela forma “diferenciada” como conduzia as missas. Segundo o jornal El Mundo, o religioso é conhecido como padre Alfonso.
O padre e o parceiro foram presos na casa em que moravam, que fica dentro da própria paróquia. A relação amorosa entre os dois não era um segredo entre os fiéis.
Leia também:
Autópsia de vítimas de exorcismo comprova tortura, na Itália
Pedreiro mata a própria família em ritual de exorcismo na Itália
Durante as buscas, agentes da Guarda Civil apreenderam material estimulante pronto para venda, que o sacerdote teria distribuído aos seus clientes. As investigações começaram há meses, quando a Guarda Civil tomou conhecimento das supostas vendas de substâncias tanto pelo padre como pelo seu companheiro. Os dois foram enquadrados em crime de tráfico. A polícia não descarta que haja mais envolvidos com o esquema.
Investigadores acreditam que o padre, na crença de não levantar suspeita por causa da sua posição de liderança na paróquia, acabou se descuidando dos negócios ilegais e deixou rastro das operações.
A diocese de Plasencia, à qual pertencem as paróquias de Don Benito, lamentou a detenção do sacerdote “pela dor, pelo sofrimento e pelo escândalo que estes acontecimentos acarretam” e salienta que “aguarda o esclarecimento dos fatos” e se dispõe a ajudar nas investigações.
*Com informações do El País e El Mundo