Em meio às danças e desfiles da longa cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, uma cena chamou a atenção. Ao lado de uma passarela, diversas drag queens se alinharam para reproduzir o famoso quadro de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, ou Santa Ceia.
O momento dividiu a internet brasileira. De um lado, usuários celebraram o ângulo tomado pelos organizadores do evento, enquanto outras pessoas criticaram a representação de uma imagem religiosa com valores modernos.
Os organizadores dos Jogos Olímpicos declararam que a montagem tinha a intenção de celebrar a modernidade, diversidade e aceitação. Eles destacaram que o esporte deve ser um espaço de todos, independentemente de identidade de gênero ou orientação sexual.
Críticos argumentaram que usar uma imagem tão sagrada para muitos cristãos em um contexto tão descontraído pode ser considerado desrespeitoso. Eles também questionaram se outros símbolos religiosos também seriam usados da mesma forma, levantando dúvidas sobre a equidade na representação de diversas religiões.
Veja algumas reações:
Abertura das olimpíadas com caricatura lgbt da santa ceia . É pra ser inclusivo ou fazer deboche ? Se fizerem uma caricatura de Maomé ou de ícones do candomblé , vão dizer que é desrespeito ao culto religioso . Por que apenas o cristianismo é razão de caricatura ? Talvez porque o… pic.twitter.com/Q6jU6ODD5J
— Adrilles Jorge (@AdrillesRJorge) July 26, 2024
Isso aqui parece uma cena do desenho “Futurama” satirizando como a sociedade futura é patética e como as pessoas se tornaram completamente idiotas.
O futuro já chegou! pic.twitter.com/CZaDh8h2UT
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) July 26, 2024
Isso aqui foi uma referência à Santa Ceia, versão Drag Queen?
HAHAHAHAHAHAHAHA
PARIS, EU TE AMO ❤️ pic.twitter.com/fcPu9u2euA
— Tieta do Agreste 💋 (@Fazueli_daSilva) July 26, 2024
Leia mais:
Olimpíadas 2024: Judoca iraquiano é pego em primeiro teste positivo para doping nos Jogos de Paris
Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris tem chuva, Lady Gaga e valores franceses
Reações de autoridades
A deputada do Parlamento Europeu Marion Maréchal, sobrinha de Marine Le Pen, foi às redes sociais pedir desculpas aos cristãos pelo trecho da cerimônia.
“A todos os cristãos do mundo que estão assistindo à cerimônia de #Paris2024 e se sentiram insultados por essa paródia drag queen da Última Ceia, saibam que não é a França que está falando, mas uma minoria de esquerda pronta para qualquer provocação”, escreveu Maréchal num post em inglês e francês na rede social X, antigo Twitter.
To all the Christians of the world who are watching the #Paris2024 ceremony and felt insulted by this drag queen parody of the Last Supper, know that it is not France that is speaking but a left-wing minority ready for any provocation. #notinmyname
À tous les chrétiens du monde… pic.twitter.com/GusP2TR63u
— Marion Maréchal (@MarionMarechal) July 26, 2024
A eurodeputada acrescentou ao texto a hashtag #notinmyname (não em meu nome).
O deputado brasileiro Nikolas Ferreira (PL) reagiu nas redes sociais contra a cena e afirmou que era “zombaria demoníaca”.
As Olimpíadas começaram fazendo uma zombaria demoníaca da fé cristã.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 26, 2024
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que “com Deus não se brinca”, citando uma passagem bíblica.
Lucas 22:19-20 (NVI):
“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim’. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado… pic.twitter.com/vE0KqtEv5a— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 26, 2024